Apesar de parecer fácil, nem todos os gestores conseguem o engajamento de seus colaboradores. “A engrenagem mais sensível dos processos das empresas são as pessoas”, afirma Neila Cristina Franco, consultora de Processos de Negócios com 30 anos de experiência na implantação e revisão de processos de negócios. “É preciso fazer com que eles entendam e engajem em favor da qualidade e do desempenho, seja perseguindo o cumprimento dos processos ou as metas que os monitoram. Para isso, os líderes, assim como os responsáveis pelo setor de RH, têm um papel relevante para identificação, motivação e retenção de talentos.
Quais são os resultados do engajamento da equipe?
Encara os desafios propostos para alcançar um patamar de excelência com motivação;
Dissemina uma imagem positiva da empresa diante do mercado, já que os colaboradores se tornam uma forte ferramenta de marketing da organização;
Revê procedimentos e estabelece práticas que reduzem a ocorrência de erros, por ter compromisso com a qualidade;
Reduz a necessidade de novas contratações e, consequentemente, os custos da empresa, pelos altos níveis de produtividade;
Mantém seus talentos na organização, já que, pela identificação e satisfação, eles sentem uma necessidade menor de buscar outras oportunidades de carreira. Portanto, diminui o turnover e seus custos.
Enfim, o engajamento é a ferramenta necessária para reduzir custos, aumentar a produtividade, garantir a satisfação dos colaboradores e atingir novos padrões de excelência.